Livro sobre Marielle é banido das escolas municipais de São José dos Campos (SP)

O livro “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas”, da juíza Flávia Martins de Carvalho, foi retirado das salas de leitura das escolas municipais de São José dos Campos (SP). Lançado em julho de 2022, a obra narra a história de grandes mulheres e cientistas, como Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, Dorina Nowill, Débora Diniz e Marielle Franco, entre outras.
Em nota, a Editora Mostarda afirmou estar surpresa com a notícia. “Acreditamos que criar pontes para o diálogo nos processos educativos é fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente e tolerante. Assim, repudiamos qualquer tipo de censura e defendemos que obras que promovem o pensamento crítico e o exercício da cidadania devem permanecer nas escolas, sem quaisquer impedimentos de ordem autoritária”, disse.
A ordem para recolher o livro foi transmitida por mensagem aos diretores das escolas na quarta-feira (12) e executada no dia seguinte, segundo relato de professores ao jornal O VALE. Na última terça-feira (11), o vereador Thomaz Henrique (PL) exigiu a retirada da obra, citando que o livro faz referência a Débora Diniz, defensora do aborto.
A Prefeitura de São José dos Campos confirmou a retirada do livro das unidades de ensino. Segundo a administração municipal, a medida ocorre para que “o conteúdo seja reavaliado pela equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania”.
Ver essa foto no Instagram