Apoie o DCM

“Deus do Caos”: o asteroide que passará perto da Terra em 2029

Ilustração do asteróide “Deus do Caos”

O asteroide 99942 Apophis, apelidado de “Deus do Caos”, passará a cerca de 32 mil quilômetros da Terra em abril de 2029, sem risco de colisão com o planeta. Cientistas, porém, avaliam que ele pode se chocar com fragmentos de lixo espacial durante a aproximação, o que comprometeria uma rara oportunidade de observar de perto um dos maiores asteroides já registrados a essa distância.

Com aproximadamente 370 metros de comprimento, o Apophis cruzará a região da órbita geossíncrona, que reúne milhares de satélites ativos e objetos deixados por missões anteriores. Estudo publicado no The Planetary Science Journal aponta que alguns desses detritos poderão passar a poucos quilômetros da rocha espacial. “Esperávamos um ‘experimento nulo’, ou seja, nenhuma interação possível. Ficamos surpresos com a possibilidade de alguns dos objetos se aproximarem a menos de alguns quilômetros do asteroide”, afirmaram Giulia Schettino e Alessandro Rossi, autores da pesquisa.

Um impacto não alteraria a trajetória do Apophis nem criaria ameaça à Terra, mas poderia abrir uma cratera ou espalhar poeira e fragmentos de sua superfície. Isso dificultaria a identificação dos efeitos causados apenas pela gravidade terrestre, como mudanças na rotação e deslizamentos de material. As missões RAMSES, da Agência Espacial Europeia, e OSIRIS-APEX, da Nasa, devem acompanhar o asteroide durante e depois da passagem.