Apoie o DCM

Lojas de cogumelos psicodélicos viram febre no Canadá: “Melhorou vidas”

Dana Larsen, proprietário do Medicinal Mushroom Dispensary, em Vancouver, no Canadá. Foto: Taehoon Kim/Bloomberg

O dispensário de Dana Larsen, em Vancouver, no Canadá, esconde por trás da fachada cinza uma explosão de cores e variedades psicodélicas com pinturas de deuses incas, bálsamos labiais de cânhamo e, o mais notável, montes de cogumelos mágicos em frascos curiosos. Uma reportagem do Bloomberg mostra que Larsen, de 52 anos, vende esses cogumelos ilegalmente, mas abertamente, desde 2020.

A crescente demanda, evolução da pesquisa médica e mudanças na política federal sobre drogas impulsionaram o boom dos cogumelos no Canadá. Algumas substâncias foram legalizadas, e os empresários encontraram nessa brecha a oportunidade para vender drogas que ainda são proibidas. Em 2023, mais de duas dúzias de lojas surgiram em todo o país, com algumas redes já se expandindo.

Lojas como Fun Guyz, Shroom City e House of Mush exibem fachadas marcantes com pinturas de fungos coloridos, desafiando autoridades e atraindo transeuntes. Em Toronto, a loja Shroomyz destaca-se com um shiitake arco-íris na entrada, convidando os clientes a “entrar em uma nova realidade”.

O proprietário da loja em Vancouver, defende sua atuação como uma forma de “desobediência civil”. “As pessoas vêm à minha loja todos os dias e me contam como o acesso aos psicodélicos mudou e melhorou suas vidas”, disse na entrevista ao Bloomberg.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link