LSD reduz ansiedade por três meses em estudo e pode ganhar aprovação médica nos EUA

O LSD mostrou resultados promissores na redução de sintomas de ansiedade em um estudo de fase intermediária divulgado nesta quinta-feira (4). A pesquisa reacende o interesse sobre o uso médico de substâncias psicodélicas, proibidas nos Estados Unidos há mais de 50 anos. A possível aprovação abre espaço para novas alternativas terapêuticas no tratamento da saúde mental. Com informações do g1.
Os testes foram conduzidos pela farmacêutica Mindmed com diferentes doses de LSD em pacientes diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada de moderado a grave. Os benefícios, segundo os resultados, se mantiveram por até três meses. A companhia já anunciou que fará novos estudos para confirmar os efeitos antes de solicitar a aprovação da Food and Drug Administration (FDA).
O LSD já havia sido objeto de pesquisas nos anos 1950, quando cientistas publicaram estudos sobre seu uso terapêutico. No entanto, a maioria não segue os padrões atuais de rigor científico. Para Frederick Barrett, diretor do centro psicodélico da Universidade Johns Hopkins, este novo estudo representa a retomada dessas investigações com critérios modernos, buscando medir riscos e benefícios reais da substância.