Lua de Sangue: quando e onde ver o eclipse lunar total

A chamada Lua de Sangue poderá ser observada neste domingo, 7 de setembro, durante um eclipse lunar total. O fenômeno, que acontece quando a Lua mergulha completamente na sombra da Terra, fará com que o satélite natural adquira uma tonalidade vermelho-escura. Segundo a NASA, o eclipse ocorrerá entre 14h30 e 15h52, mas não poderá ser visto na Argentina, sendo visível em outros pontos do planeta.
O espetáculo astronômico será observado na Antártida, Austrália, Ásia, Oceano Pacífico ocidental, Oceano Índico, Europa, leste da América e parte da África. A intensidade da cor da Lua dependerá da quantidade de poeira e nuvens na atmosfera no momento do evento. Esse efeito acontece porque a atmosfera terrestre dispersa a luz azul e permite apenas a passagem dos comprimentos de onda vermelhos, criando o tom avermelhado característico.
A magnitude do eclipse cobrirá 36% do diâmetro lunar, tornando a visão ainda mais marcante. Para quem está na Argentina, será preciso esperar até 3 de março de 2026 para presenciar novamente um eclipse lunar total no país. Até lá, os próximos eventos lunares poderão ser acompanhados de forma parcial ou em transmissões ao vivo pela internet.