“Lua do veado” ilumina o céu do Brasil nesta quinta; veja como observar o fenômeno

Nesta quinta-feira, 10 de julho, o céu do Brasil será palco da chamada “Lua cheia do veado”, um fenômeno que poderá ser observado a olho nu em várias regiões do país, especialmente a partir das 17h30, logo após o pôr do sol. A aparência alaranjada da Lua ocorre pela forma como a luz solar é refletida, e o ponto mais visível do fenômeno será durante o início da noite, se as condições climáticas permitirem.
O nome curioso vem de tradições indígenas da América do Norte, que nomeavam as luas cheias de acordo com eventos naturais da época. Em julho, é o momento em que os veados jovens começam a desenvolver seus chifres, marcando o início da fase adulta. Por isso, essa lua foi chamada de “Buck Moon”, ou “Lua do veado”. Em algumas regiões dos Estados Unidos, ela também é conhecida como “Lua do trovão”, por coincidir com o período de tempestades.
Na Europa, povos celtas e outros grupos chamavam essa mesma fase lunar de “Lua das ervas”, pois era o período ideal para colher plantas medicinais. Em 2025, esta será a Lua cheia mais distante do Sol, um detalhe que reforça sua singularidade. Para quem quiser aproveitar melhor o fenômeno, o uso de binóculos pode oferecer uma visão mais detalhada da superfície lunar.
O ciclo lunar prevê ainda outras datas importantes nos próximos meses, como a “Lua cheia da colheita”, em setembro, e duas superluas em novembro e dezembro. A fase atual termina às 6h da manhã de sexta-feira, 11 de julho. Quem quiser apreciar o evento deve buscar locais com boa visibilidade do horizonte e pouca poluição luminosa.