“Lua do Veado”: saiba como e quando observar o fenômeno que ocorre nesta quinta

A chamada “Lua do Veado”, uma das superluas mais esperadas do ano, poderá ser observada nesta quinta-feira (11) a partir das 20h em todo o Brasil. O nome vem de uma tradição do hemisfério norte, onde os veados machos começam a desenvolver novos chifres no início do verão. De acordo com a NASA, o termo “buck moon” está relacionado ao surgimento desses chifres cobertos por uma fina camada de pele, embora o fenômeno lunar não seja causado diretamente por isso.
A lua cheia surgirá no horizonte leste ao anoitecer e se moverá em direção ao oeste, visível até o amanhecer, caso o céu esteja limpo. No Brasil, a Lua do Veado estará alta no céu, o que facilitará a observação. Segundo o site Star Walk, o ápice do fenômeno será às 20h37 (horário de Brasília), mas a lua permanecerá com mais de 98% do disco iluminado durante toda a noite.
Por estar mais próxima do horizonte em alguns momentos, a superlua poderá parecer maior e até ganhar tons alaranjados ou avermelhados, por causa da atmosfera. A próxima vez que a Lua do Veado poderá ser vista será em 29 de julho de 2026.