Apoie o DCM

Luciana Genro: “O sistema político está podre”

De Luciana Genro, no site do psol:

As medidas que Dilma propõe não são suficientes e não tocam em temas fundamentais. Por exemplo, é fundamental acabar com o sigilo fiscal e bancário de todos os políticos, além de promover uma intervenção em todas as empreiteiras envolvidas na Operação Lava-Jato. Isso atingiria as duas pontas da corrupção: os corruptos e os corruptores.

Outra medida fundamental para se combater de verdade a corrupção é o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais e de partidos políticos. Isso o governo Dilma resolveu não incluir em seu pacote. O principal aliado do governo, o PMDB, já disse, em sua proposta de reforma política, que deseja manter o financiamento privado de campanhas. E o deputado federal Cândido Vaccarezza, do PT, já coordenou um grupo de trabalho sobre reforma política e fez uma proposta vergonhosa, que inclusive piorava o nosso sistema político e mantinha o financiamento privado das campanhas.

Na verdade todo o sistema político está podre, portanto só com uma transformação profunda se poderia de fato atacar as bases da corrupção. Nem o PT e muito menos a oposição de direita está disposta a isto, pois estão integrados no sistema e se beneficiam dele.

O PT está há 12 anos no poder e só se deu ao trabalho de propor medidas anticorrupção após momentos de crise, como o Mensalão e a Lava-Jato. Se não implementaram até agora sequer as propostas superficiais que Lula fez em 2005, por que acreditaríamos que agora irão fazer alguma coisa?