Luciana Genro: “O Brasil precisa de um novo Junho de 2013”

De Luciana Genro, no Facebook:

A Operação Lava Jato desnudou a realidade de apodrecimento das instituições da República. A revelação da propina recebida por Eduardo Cunha é mais um elemento a compor o cenário, no qual a ligação de parte da cúpula do PT com as empreiteiras corruptas é a parte mais sombria.

O Tribunal de Contas, que deveria fiscalizar, também é atingido, o que não é de surpreender para quem conhece a forma como os Ministros do TCU são escolhidos e o perfil da maioria dos integrantes desta “Corte”. Fernando Collor de Mello e seus carros de luxo parecem debochar de todos nós que fomos às ruas pelo Fora Collor, quando um reles Fiat Elba acabou por ajudar a selar o destino do então Presidente da República.

Renan Calheiros e Eduardo Cunha, os dois presidentes das mais altas casas parlamentares do Brasil, estão sob suspeita e deveriam renunciar imediatamente, em nome da decência. O primeiro já é réu, o segundo está a caminho. Mas o fato é que não há decência nesta República, e a “res” pública, que deveria ser a coisa pública, virou uma res-podre.

Numa tentativa de garantir que só os cúmplices deste modelo sobrevivam, Cunha comandou uma mudança na legislação eleitoral para amordaçar o PSOL e outros partidos que não fazem parte do esquema. Se o Senado aprovar, somente aqueles com 9 deputados poderão estar nos debates eleitorais. Muito conveniente. Sendo assim, ninguém vai dizer o que eles não querem ouvir.

Mas então, qual a saída?

O impeachment de Dilma é a resposta oferecida por setores que, cavalgando no justo sentimento de indignação que toma conta do povo, querem entregar os anéis para não perder os dedos. Oferecem a cabeça de Dilma numa bandeja para na verdade não mudar nada, entregando o poder a Michel Temer ou a Eduardo Cunha, algo já impensável, visto que Cunha também já está balançando. O Fora Cunha tende a ganhar força nos próximos dias, ainda mais depois do patético pronunciamento de sexta-feira à noite.

Que se vayan todos foi a palavra de ordem dos hermanos argentinos há alguns anos e que nos serve bem neste momento. Mas se todos se forem, como fica?

Precisamos mesmo colocar abaixo este regime político e suas instituições. Reconstruir novas formas de representação popular, novas instituições que sejam de fato representativas dos interesses populares e não instrumentos de negociatas, enganação e corrupção.

Isso só seria possível através de uma Assembleia Constituinte, popular e democrática, eleita de forma radicalmente diferente destes processos viciados, onde o dinheiro das empreiteiras e dos bancos comanda um verdadeiro show de mentiras e promessas vazias, num simulacro de democracia.

Precisamos de democracia real porque esta é a única forma de fazer com que o povo não pague a conta da crise e que se combata efetivamente a roubalheira institucionalizada. Precisamos de um novo junho de 2013, mas com um programa claro de mudanças estruturais na política e na economia. Precisamos construir este programa e este caminho.

Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Paulo Nogueira

Recent Posts

Homem com transtorno mental receberá indenização após ser explorado em fazenda

Um trabalhador com deficiência mental será indenizado em R$ 50 mil por danos morais. A…

8 minutos ago

SBT exclui todos os vestígios de fake news sobre multas caminhões no RS

O SBT excluiu todos os vestígios da fake news sobre multas aplicadas a motoristas que…

34 minutos ago

VÍDEO – Cavalo que ficou ilhado no RS é resgatado por voluntários

Uma equipe de voluntários resgatou o cavalo que ficou ilhado em telhado de casa na…

1 hora ago

Neymar manda avião com mantimentos ao RS e divulga iniciativa: “Para incentivar”

O jogador Neymar Jr., do Al Hilal, enviou seu avião particular com mantimentos para ajudar…

1 hora ago

Suspeito de estuprar mulher em situação de rua é identificado pela polícia

A Polícia Civil de Santos, no litoral de São Paulo, identificou o suspeito do estupro…

2 horas ago

Após fake news sobre o RS, SBT solta nota “reforçando compromisso” com jornalismo

O SBT emitiu uma declaração nesta quarta-feira (8) referente à fake news veiculada no programa…

2 horas ago