Luciano Bivar desiste de concorrer à Presidência e favorece Lula

O deputado Luciano Bivar (União Brasil-PE) desistiu de ser candidato a presidente e irá concorrer a outro mandato na Câmara dos Deputados. A informação foi circulada neste sábado (30) no grupo de WhatsApp de parlamentares do partido.
Bivar quase não aparecia nas últimas pesquisas de intenção de voto, ofuscado pelo protagonismo do ex-presidente Lula (PT), que lidera, seguido de Jair Bolsonaro (PL).
A última pesquisa do Datafolha, por exemplo, mostra o petista com uma vantagem de 18 pontos à frente de Bolsonaro. Com poucas chances na disputa, Bivar tentou convencer o seu partido a apoiar Lula, mas não obteve sucesso.
Bivar inclusive foi presidente do Partido Social Liberal (PSL), partido que lançou a candidatura de Jair Bolsonaro em 2018. Apesar das ligações no passado com o bolsonarismo, o deputado busca agora apoiar o projeto político e aproveitar o engajamento que o petista tem promovido.
Lula, por sua vez, negociava com Bivar o apoio a sua reeleição como deputado em Pernambuco em troca do apoio do União Brasil. O deputado, porém, encontrou grande resistência da ala bolsonarista do partido.
No cenário eleitoral, a desistência de Bivar oferece uma saída estratégica que beneficia a eleição de Lula.
Há rumores de que o partido, que tem o mico Sergio Moro em seus quadros, lance a senadora Soraya Thronicke (MS) como candidata a presidente, e abra espaço para indicar vices na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB), em São Paulo.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link