Apoie o DCM

Lugar mais quente do mundo, Vale da Morte tem recorde de calor e registra óbito

Turistas enfrentam o calor no lugar conhecido como o mais quente do mundo, Vale da Morte, nos EUA — Foto: Ronda Churchill/AFP

Conhecido como o lugar mais quente do mundo, o Parque Nacional do Vale da Morte, na Califórnia, Estados Unidos, bateu o seu recorde de calor em julho, chegando a uma média diária de 42,5ºC. No dia 7 do mês, que teve a temperatura mais alta identificada (54ºC), um motociclista que visitava o parque morreu devido à exposição ao calor.

O local também leva o recorde da temperatura mais alta já registrada no planeta. Em 10 de julho de 1913, a região chegou a 56,7°C, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

“Acabamos de experimentar o mês mais quente da história no lugar mais quente da Terra. Seis dos 10 verões mais quentes ocorreram nos últimos 10 anos, o que deve servir de alerta”, comunicou o superintendente do parque, Mike Reynolds, em nota.

“Meses recordes como este podem se tornar a norma à medida que continuamos a observar o aumento das temperaturas globais. Os visitantes do parque devem planejar com antecedência e vir preparados para enfrentar temperaturas extremas durante os meses de verão”, continuou.

Ainda no mês de julho, o parque chegou a ter nove dias com 51,7 °C ou mais. Apenas durante sete dias em todo o mês a temperatura ficou abaixo de 48,9ºC. Além disso, guardas florestais atenderam a vários chamados de incidentes relacionados ao calor com risco de morte.

“Um homem teve de ser resgatado das dunas de areia depois de perder seus chinelos e sofrer queimaduras de segundo grau”, informou o parque em nota.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link