Apoie o DCM

Lula avalia viajar para os EUA em outubro para reunião do Conselho de Segurança da ONU

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia se deve ir para Nova York, nos Estados Unidos, em outubro para participar da reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, cinco desses países ocupam os chamados assentos permanentes, e os outros dez, de forma temporária, como o Brasil, cujo fim mandato será em dezembro deste ano.

A presidência do conselho é rotativa, assim, a cada período, um país comanda o grupo. Em outubro, a presidência passará para o Brasil.

Antes de outubro, em setembro, Lula irá à Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, que é tradicionalmente aberta com o discurso do presidente brasileiro.

Ao G1, integrantes do governo brasileiro informaram que a ida do presidente à reunião, em outubro, pode acontecer, mas que ainda não há definição.

Lula costuma criticar a atual composição do Conselho de Segurança da ONU em fóruns internacionais. Para o petista, o grupo ainda está preso à geopolítica da década de 1940, quando as Nações Unidas foram criadas.

O presidente defende que o conselho tenha mais integrantes de outras regiões, como da América Latina, da África e mais países da Ásia e da Europa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link