Lula chama Padre Kelmon de “candidato laranja”

Durante debate presidencial da Globo nesta quinta-feira (29), o ex-presidente e candidato Lula (PT) e o Padre Kelmon (PTB) discutiram após uma pergunta sobre corrupção. O candidato do PTB quis saber por que Lula é próximo de “tanta gente que foi presa” e questionou se o petista foi “chefe de esquema de corrupção”.
Lula ironizou dizendo que “candidato laranja não tem respeito às regras”, o termo “laranja” foi utilizado em referência ao apoio nem tão velado de Kelmon a Bolsonaro.
Candidato laranja não tem respeito por regras. #DebateNaGlobo
— Lula (@LulaOficial) September 30, 2022
“Eu tive 26 denúncias, mentirosas, inclusive de uma pessoa que depois virou ministro do atual governo. Uma quadrilha foi montada no MP e foi provada a culpabilidade dela. Fui absolvido de 26 processo no Brasil, pela Suprema Corte e dois processos na ONU. Quando quiser falar de corrupção, olhe para outro, não para mim”.
Ao ser rebatido, Kelmon disse que Lula é o responsável pela corrupção no Brasil. “Você é um descondenado, nem deveria estar aqui sendo candidato à presidente da República. Você é cínico, você mente”.
Lula rebateu afirmando que as falas de Kelmon são irresponsáveis, e o candidato do PTB pediu respeito por ser padre. Nesse momento, o petista se irritou: “Padre? Você está fantasiado”.
Diante da discussão, a produção do debate cortou o microfone dos candidatos, que seguiram em um bate-boca. “Peço desculpas ao público pela cena que está se desenvolvendo aqui”, encerrou Bonner.
Assista o vídeo:
https://twitter.com/diferentonabr/status/1575687274565865473?s=20&t=9paI0XDP1xuHVPO9ii8FmA