Apoie o DCM

Lula comemora Datafolha: “Povo quer se ver livre desse governo trágico”

Lula sorrindo enquanto posa para fotos com populares
Foto: Reprodução/Instagram

Na noite desta quinta-feira (23), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou seu perfil no Twitter para comentar a mais recente pesquisa divulgada pelo Datafolha, que mostra o petista na liderança das intenções de voto. O candidato à Presidência enxergou o resultado como um indício da insatisfação da população com a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

“Apesar de um mês de propaganda na TV e de uma enxurrada de fake news do bolsonarismo na internet, a nova pesquisa mostra, mais uma vez, que o povo brasileiro quer se ver livre desse governo trágico”, escreveu ele.

A pesquisa a qual Lula se refere é o Datafolha e foi divulgada no início da noite. Ela aponta que o petista tem 47% das intenções de voto. Levando em consideração os votos válidos, o que exclui votos brancos e nulos, o candidato ficaria com 53%, o que lhe daria a vitória no primeiro turno, caso as eleições acontecessem hoje.

O atual chefe do governo vem logo atrás, ocupando o segundo lugar, com 28% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) foi citado por 8% e Janones (Avante) por 2%. Simone Tebet (MDB), Pablo Maçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) empataram com apenas 1%.

O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 23 de junho e contou com a participação de 2.556 eleitores de 181 cidades diferentes, em todos os estados do país. O relatório encomendado pela Folha foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022 e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Vale destacar que, em relação ao levantamento realizado em maio, Lula oscilou um ponto para baixo, enquanto Bolsonaro foi na contramão e cresceu 1%.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link