Lula detona privatização da Eletrobrás: “Luz vai ficar ainda mais cara”

Foto: Amanda Perobelli
Na manhã desta quarta-feira, reafirmando sua posição contra a privatização das grandes estatais, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) criticou o julgamento do TCU no processo para privatizar a Eletrobrás, que irá ser retomado nesta quarta-feira (18).
“Sem uma Eletrobrás pública, o Brasil perde boa parte da sua soberania e segurança energética. As contas de luz devem ficar ainda mais caras. Só que quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas, ainda mais correndo para vender em liquidação.#LuzParaPoucos”, escreveu Lula através de seu perfil no Twitter.
Sem uma Eletrobrás pública, o Brasil perde boa parte da sua soberania e segurança energética. As contas de luz devem ficar ainda mais caras. Só que quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas, ainda mais correndo para vender em liquidação. #LuzParaPoucos
— Lula (@LulaOficial) May 18, 2022
O Tribunal de Contas da União deve retomar nesta quarta-feira (18) o julgamento da segunda e última etapa do processo. O que falta é o aval definitivo do tribunal para fazer a venda da companhia de energia elétrica.
A privatização da Eletrobras é uma das propostas do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Ele se reuniu entre segunda (16) e terça-feira (17) com seis dos oitos ministros do TCU que votaram na venda. O julgamento se iniciou em 20 de abril.
No entanto, Vital do Rêgo pediu vista do processo, há um mês, pois viu falhas na contabilidade da empresa para justificar uma proposta de paralisação da venda. Segundo ele, a Eletrobras foi subavaliada e sua privatização pode resultar no aumento da conta de luz, como disse também Lula em suas redes sociais.