Lula detona taxa de juros do crédito consignado e quer revisão: “Me deixa indignado”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a taxa de juros do crédito consignado, empréstimos com desconto na folha de pagamento dos assalariados e aposentados. O petista afirmou que os trabalhadores estão pagando mais juros do que empresários e que algo deve ser feito para mudar esse cenário. As falas de Lula ocorreram durante o terceiro episódio da live semanal “Conversa com o Presidente”, transmitida nas redes sociais na manhã desta terça-feira (27).
“Agora o que me deixa indignado é que o crédito consignado, que é dado para a pessoa que tem emprego garantido, que é descontado no salário e, portanto, não tem como perder, é 1,97%. Juros sobre juros, dá quase 30% ao mês. Como o cara do crédito consignado vai pagar 30% ao mês e eu estou emprestando dinheiro para os grandes a 10% ao mês?”, declarou.
Ainda durante o podcast em que Lula conversava com o jornalista Marcos Uchôa, da TV Brasil, o atual chefe de estado brasileiro também disse que vai pressionar pela revisão do juro do consignado:
“Então, vou conversar com o Haddad e os presidente dos bancos pra saber como a gente está levando o povo pobre nisso. A gente está dando a folha de pagamento como garantia e a gente ainda paga mais caro que paga o empresário pelo empréstimo?”.
