Apoie o DCM

Lula diz que pode ser o candidato da esquerda em 2022: “Biden é mais velho que eu”

Globo e o ex-presidente Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma entrevista ao El Pais em espanhol.

“Não preciso necessariamente ser candidato a presidente, porque já fui. Mas estou com ótima saúde, e Joe Biden é mais velho do que eu e governa a América. Em 2022, terei apenas 77 anos, uma criança. Se num momento os partidos de esquerda entenderem que posso representá-los, não tenho problema em fazê-lo”, disse.

“O PT, porém, tem outras opções, como Fernando Haddad [candidato em 2018], e alguns governadores. A única possibilidade de ser eu, porque não vou disputar com ninguém, é que as pessoas entendam que sou o melhor candidato. Do contrário, ficarei contente em sair às ruas para fazer campanha por um aliado nosso.”

P. O que mudou pessoalmente com sua prisão?

LEIA TAMBÉM – “Lula é o político com o maior potencial de votos entre nomes testados”, diz Reinaldo Azevedo

A. Se eu dissesse que não guardo rancor de algumas pessoas, estaria mentindo. Mas nunca em minha vida fui levado por meus rancores. Quando sentimos ódio, dormimos mal, digerimos mal. Como sempre tive consciência do que estava acontecendo comigo, nunca duvidei. Durante minha detenção, foram feitas tentativas para que eu usasse uma tornozeleira eletrônica. E o que eu disse a eles? Que não troquei minha dignidade pela minha liberdade. Ele estava ciente das mentiras de Moro. Agora é a vez de o Supremo Tribunal votar e decidir [a defesa de Lula pede a suspensão de Moro, o que anularia seus julgamentos]. Pela primeira vez, eles enfrentam um político que não tem medo deles porque é inocente. E no dia que o STF tomar essa decisão, eles vão ter que dizer que os outros mentiram, que mentiu a Globo, que mentiu toda a grande imprensa. Será o momento do perdão. Imagino o dia em que o principal telejornal da Globo diga: “Boa noite, hoje queremos pedir desculpas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque acreditamos na mentira de Dallagnol e Moro”.

P. Isso é uma utopia, certo, presidente?

LEIA TAMBÉM – Lula diz que Globo nunca vai pedir desculpas por ter “acreditado nas mentiras da Lava Jato”

R. Você acredita que isso é impossível, mas eu acredito que vai acontecer. Não sei se estarei vivo, mas, mesmo que esteja no meu túmulo, vou acordar por alguns segundos de alegria porque, finalmente, a verdade terá vindo à tona.

(…)