Apoie o DCM

Lula é contra impeachment de Bolsonaro: ‘Foi eleito pelas regras do jogo que o PT aceitou’

Lula. Foto : Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Lula disse que é contra propor o impeachment de Jair Bolsonaro agora, embora considere o governo dele um desastre. Em entrevista ao DCM e ao Tutameia, afirmou que o PT deve transformar o programa apresentado por Fernando Haddad na campanha eleitoral em projetos de lei, para indicar caminho para a retomada do crescimento. Também defendeu o fortalecimento das campanhas de rua e o apoio à greve geral marcada para dia 14.

Segundo ele, Bolsonaro foi eleito pelas regras do jogo que o PT aceitou e que por isso não deve defender o impeachment. Se houver motivo para o impeachment, que seja investigado o crime de responsabilidade e depois disso seja apresentado o pedido de impeachment, se for o caso. Não pode fazer com adversário o que Aécio fez com Dilma.

Ele também criticou fortemente o pacto entre os poderes da república. Disse que é inadmissível o STF participar de um acordo para as reformas, já que poderá ser acionado para julgar pontos da mudança. Lula também admitiu também que o PT errou ao não dar atenção à formação dos oficiais das Forças Armadas, para defenderem mãos a soberania brasileira.

O ex-presidente disse ainda que não alimenta esperança de sair da prisão agora, apesar da manifestação favorável do Ministério Público Federal. A pior situação para quem está preso, disse, é ter esse tipo de expectativa. A frustração seria pior.

De qualquer forma, afirmou que jamais aceitaria usar tornozeleira eletrônica. “Isso é para bandido ou pombo correio”, comentou.

Lula também foi perguntado sobre o namoro com Rosângela Silva. Disse que pretende se casar com ela, mas não quer que as pessoas sofram por estarem com ele. Também declarou que quem viver com ele deve saber que jamais abandonará o compromisso com o povo brasileiro.

O DCM vai publicar trecho da entrevista hoje à tarde e a íntegra à noite.