Apoie o DCM

Lula empata com Ciro entre manifestantes da direita, diz pesquisa

Lula mandando joia
Lula aparece empatado na liderança com Ciro entre manifestantes da direita – Foto: Reprodução/Internet

Ainda que o MBL e Ciro Gomes tenham tentado transformar o ato contra Bolsonaro em ato contra Lula, não funcionou. Uma pesquisa feita pela USP mostra que o petista lidera as intenções de voto entre os manifestantes. Ele está tecnicamente empatado com o nome do PDT na primeira posição.

Segundo o levantamento, os poucos brasileiros que foram às manifestações não votariam em Bolsonaro. Mas 14% indicaram que votarão em Lula já no primeiro turno da corrida eleitoral para 2022. Ciro aparece pouco à frente com 16%.

Para se ter uma ideia do tamanho do feito de Lula, ele está à frente de nomes como Doria, Moro e Amôedo, entre esse grupo. O governador de São Paulo tem apenas 8%, menos que os 11% de Moro e mais que Amôedo (7%).

Leia mais:

1 – Deputado quer criação de CPI sobre os atos antidemocrático de 7 de setembro

2 – STF adia novamente julgamento de foro de Flávio Bolsonaro

3 – Ciro Gomes e MBL ajudaram a barrar impeachment de Bolsonaro

Lula e o PT

Os números de Lula na pesquisa confirmam o cenário que outros levantamentos já indicavam. Muita gente que não é adepta do PT e não gosta da sigla tem a tendência em votar no ex-presidente. Isso é revelado por outro indicador do mesmo levantamento da USP.

Para 38% dos manifestantes presentes ontem (12), não há clima para protestos ao lado de petistas. Ou seja, Lula já teria uma desvantagem grande em relação aos outros nomes citados, mesmo assim se coloca na liderança. Ainda que seja empatado, os dados podem complicar a vida da terceira via.