Lula encontra presidente da Bolívia e diz que vai apoiar entrada do país no Mercosul

Foto: Ricardo Stuckert
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (5) com o presidente da Bolívia, Luis Arce. A reunião foi a convite do boliviano e ocorreu em um hotel de São Paulo. Ele não deverá se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
No encontro, o petista disse que irá apoiar a entrada do país vizinho no Mercosul (Mercado Comum do Sul). Lula sempre defendeu uma maior integração entre países latino-americanos.
Segundo disse o ex-chanceler Celso Amorim (PT) ao UOL, o petista trabalhará por uma maior integração continental. “O presidente Lula se comprometeu, caso eleito, de acelerar a integração da Bolívia ao Mercosul, que é muito importante para as relações internacionais, com a Europa, com a China”, afirmou Amorim, que participou da reunião.
“Evidentemente que o Congresso é soberano, mas não tenho a menor dúvida de que [Lula] fará esse esforço. É muito importante para a Bolívia e importante para nós, porque a Bolívia no Mercosul também nos facilita o contato com todo o conjunto da Comunidade Andina, que ela também é membro”, declarou.
A Comunidade Andina é o bloco econômico que reúne a Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Juntos, eles compõem a Cordilheira dos Andes.
A Amazônia também foi um dos assuntos tratados no encontro. Lula e Arce conversaram sobre soberania e exploração da floresta. O ex-presidente defende que a Amazônia seja explorada de forma sustentável, combatendo o garimpo e a pesca ilegais, além de promover o respeito às terras indígenas.
“A Bolívia é o único país da América do Sul que participa dos três grandes ecossistemas: Amazônia, Prata e Andina – nem o Brasil, que é grande, nós não estamos nos Andes. Então, falou-se muito da integração e de trabalho na região, das possibilidades de investimento em infraestrutura”, afirmou Amorim ao UOL.
Nas redes sociais, tanto Lula quanto Arce comentaram o encontro. “Encontrei hoje com o presidente Luis Arce, da Bolívia. Conversamos sobre a conjuntura na América Latina e no mundo”, disse o petista no Twitter.
“Tivemos um agradável encontro com representantes do Partido dos Trabalhadores e irmão Lula, a quem agradecemos o grande carinho que sente pelo povo boliviano e sua constante luta pela unidade da Pátria Grande. Jallalla Brasil! Jallalla Bolívia!”, afirmou o presidente boliviano.
Encontrei hoje com o presidente @LuchoXBolivia, da Bolívia. Conversamos sobre a conjuntura na América Latina e no mundo.
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/II4jCsxc90
— Lula (@LulaOficial) September 5, 2022
Sostuvimos un grato encuentro con representantes del Partido de los Trabajadores y el hermano @LulaOficial, a quien agradecemos el gran cariño que siente por el pueblo boliviano y su constante lucha por la unidad de la Patria Grande.
¡Jallalla Brasil??!
¡Jallalla Bolivia??! pic.twitter.com/d1HOM70lcb— Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) September 5, 2022