Apoie o DCM

Lula está certo ao dizer que Lava Jato afeta economia? Analistas avaliam

Do uol:

Qual o impacto da operação Lava Jato na economia brasileira? O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que é alto. Em discurso a sindicalistas, ele afirmou que a economia estaria sofrendo com a investigação que paralisa setores importantes, como combustíveis e construção.

“Quando tudo isso terminar, você pode ter muita gente presa, mas você pode também ter milhões de desempregados neste país”, declarou.

Consultorias e acadêmicos ouvidos pelo UOL, bem como entidades brasileiras e órgãos internacionais consultados, afirmam que a operação Lava Jato tem, sim, impacto na atual crise econômica.

Pode fechar 1 milhão de vagas de trabalho. O PIB caiu 3,8% em 2015, e a Lava Jato teria um peso de até 2 pontos percentuais nesse resultado ruim. Mas a operação não é a causa dos problemas econômicos, dizem os especialistas. Veja abaixo algumas questões para entender melhor essa relação.

Quanto a Lava Jato influencia no PIB e nos empregos?

Não é uma conta fácil e, portanto, não há uma resposta única. Segundo estudo da FGV, a diminuição das atividades da Petrobras por causa da Lava Jato poderia tirar R$ 87 bilhões da economia, levar à perda de mais de 1 milhão de vagas e à queda de R$ 5,7 bilhões na arrecadação de impostos por União, Estados e municípios em 2015.

Para a Tendências Consultoria, da queda de 3,8% do PIB (Produto Interno Bruto) no ano passado, dois pontos estão relacionados à Lava Jato. Outra consultoria, a GO Associados, estima que o impacto custe mais de 2 milhões de empregos em até dois anos. Esses cálculos baseiam-se na queda de investimentos feitos pela Petrobras e empreiteiras.

Para 2016, a Tendências espera que a economia encolha 4% –1,2 ponto relacionado à Lava Jato– e que os investimentos caiam 6%.

(…)