Lula fala em quebrar sigilos de 100 anos e Bolsonaro se cala

Na noite deste domingo (16), durante o debate presidencial exibido pela Band, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou Jair Bolsonaro (PL) sem palavras ao avisar que, caso vença as eleições deste ano, cujo segundo turno acontecerá no próximo dia 30, assim que assumir seu novo mandato vai acabar com os sigilos de 100 anos impostos pelo atual chefe do governo.
“Quando chegar o dia 1º de janeiro, eu vou pegar o seu sigilo e vou botar o povo brasileiro pra saber por que você esconde tanta coisa. Afinal de contas, se é bom não precisa esconder. É isso”, prometeu o petista.
Nesse momento, Lula ficou encarando o adversário e aguardando que ele lhe respondesse. Porém, o candidato à reeleição não esboçou nenhuma reação. “Estou à sua disposição”, provocou Lula, ainda imaginando que o político do PL fosse rebater sua declaração.
Sem resposta, Lula começou a andar pelo estúdio onde acontecia a sabatina e Bolsonaro foi atrás do oponente, colocando a mão em seu ombro e pedindo que ele fique ali, perto dele. O ex-presidente, então, puxou outro assunto.
“Sabe o que eu fiquei sabendo agora? Que todo discurso seu no Congresso Nacional era falando bem de mim, quando você era deputado e eu era presidente. Me ligaram e disseram que você era um puxa-saco meu”, disparou.
Ele continuou: “Porque você sabe que eu cuidei do Exército, que quando eu cheguei não tinha sequer coturno, que o soldado era liberado às 11 horas porque não tinha dinheiro para o rancho. Você sabe que a Marinha não tinha quase mais navio, você sabe que a Aeronáutica não tinha avião e você sabe que eu cuidei das Forças Armadas com um carinho que nem você cuidou das Forças Armadas como eu cuidei”.
“Porque eu quero umas Forças Armadas preparadas, competentemente armadas, para defender a soberania brasileira”, finalizou Lula. Confira o vídeo do momento:
Lula diz que vai tirar sigilos impostos por Bolsonaro e presidente fica em silêncio. pic.twitter.com/LaRRLprgOa
— Metrópoles (@Metropoles) October 17, 2022