Lula faz pedido para divulgar carta a eleitores evangélicos; saiba qual

Foto: Reprodução/Nelson Almeida/AFP
Nos próximos dias, o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende divulgar uma carta com compromissos aos eleitores religiosos, em especial, aos evangélicos. O petista impôs ao menos uma condição para que a carta fosse divulgada: que o manifesto não seja lançado dentro de uma igreja.
Para seus aliados, Lula argumentou que não deseja misturar a fé com política, e nem usar as igrejas como palanque eleitoral. Em virtude a isso, o candidato solicitou que o documento seja lançado em um local laico.
Em junho de 2002, Lula assinou uma “Carta aos brasileiros”, um documento para acalmar o mercado financeiro e as elites industriais do país. No texto, ele prometeu que respeitaria os contratos nacionais e internacionais. Duas décadas depois, ele deseja assinar uma carta com promessas aos evangélicos indica que o Brasil mudou e há outro segmento com poder de pressão.
Com uma perspectiva de obter um maior alcance, o texto do petista deverá ser nomeado como “Carta aos Cristãos”, e não “Carta aos Evangélicos”, como já vinha sendo chamado por integrantes do PT.
Segundo as informações do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, alguns petistas ressaltaram que, durante a campanha do primeiro turno, Lula evitou fazer campanhas em igrejas. Ao invés disso, optou por espaços laicos para se reunir com as lideranças evangélicas.
Na próxima semana, o ex-presidente deverá se encontrar com alguns pastores em São Paulo. Com a mesma diligência, auxiliares do petista marcaram o encontro para um espaço de eventos.