Lula parabeniza Macron por vitória na França: “Torço pelo seu sucesso”

Em publicação nas redes sociais, o ex-presidente Lula (PT) parabenizou Emmanuel Macron por sua reeleição como presidente da França. No domingo (25), ele venceu a candidata de extrema-direita Marine Le Pen com 58,2% dos votos.
“Meus parabéns a Emmanuel Macron pela sua ampla vitória nas urnas. Torço pelo sucesso do seu governo, pelo progresso das condições de vida do povo francês e pelo desenvolvimento da integração da União Europeia”, escreveu o petista no Twitter, com uma foto de seu último encontro com o francês, durante viagem à França em novembro passado.
“Confio que o presidente Macron contribuirá nos desafios globais das mudancas climáticas, das pandemias, da luta contra a desigualdade e para a construção da paz na Europa”, completou.
Confio que o presidente Macron contribuirá nos desafios globais das mudancas climáticas, das pandemias, da luta contra a desigualdade e para a construção da paz na Europa.
— Lula (@LulaOficial) April 25, 2022
Macron reeleito na França
Pela segunda vez consecutiva, Emmanuel Macron, do partido República em Marcha, venceu as eleições presidenciais na França contra Marine Le Pen (Reunião Nacional). O centrista obteve 58,2% dos votos válidos diante de 41,8% da candidata da extrema-direita, de acordo com os primeiros resultados divulgados às 20h deste domingo (24), 15h pelo horário de Brasília.
Em abril, 58% dos franceses se diziam insatisfeitos com o mandato de Macron na presidência, segundo pesquisa do Ifop. Nos dias anteriores ao segundo turno, o descontentamento chegava a 69% entre os franceses de 25 a 34 anos.
Aquele que chamou a atenção em 2017 por ser o presidente mais jovem a governar a França, ao longo de seu mandato passou a ser duramente criticado. Ex-ministro da Economia do governo socialista de François Hollande, Macron foi logo intitulado como um político de direita e ganhou o apelido de “presidente dos ricos”, ao cortar o imposto sobre as fortunas no país em sua reforma fiscal e reduzir as ajudas financeiras para a habitação.