Apoie o DCM

Lula parabeniza Macron por vitória na França: “Torço pelo seu sucesso”

Lula e Macron

Em publicação nas redes sociais, o ex-presidente Lula (PT) parabenizou Emmanuel Macron por sua reeleição como presidente da França. No domingo (25), ele venceu a candidata de extrema-direita Marine Le Pen com 58,2% dos votos.

“Meus parabéns a Emmanuel Macron pela sua ampla vitória nas urnas. Torço pelo sucesso do seu governo, pelo progresso das condições de vida do povo francês e pelo desenvolvimento da integração da União Europeia”, escreveu o petista no Twitter, com uma foto de seu último encontro com o francês, durante viagem à França em novembro passado.

“Confio que o presidente Macron contribuirá nos desafios globais das mudancas climáticas, das pandemias, da luta contra a desigualdade e para a construção da paz na Europa”, completou.

Macron reeleito na França

Pela segunda vez consecutiva, Emmanuel Macron, do partido República em Marcha, venceu as eleições presidenciais na França contra Marine Le Pen (Reunião Nacional). O centrista obteve 58,2% dos votos válidos diante de 41,8% da candidata da extrema-direita, de acordo com os primeiros resultados divulgados às 20h deste domingo (24), 15h pelo horário de Brasília.

Em abril, 58% dos franceses se diziam insatisfeitos com o mandato de Macron na presidência, segundo pesquisa do Ifop. Nos dias anteriores ao segundo turno, o descontentamento chegava a 69% entre os franceses de 25 a 34 anos.

Aquele que chamou a atenção em 2017 por ser o presidente mais jovem a governar a França, ao longo de seu mandato passou a ser duramente criticado. Ex-ministro da Economia do governo socialista de François Hollande, Macron foi logo intitulado como um político de direita e ganhou o apelido de “presidente dos ricos”, ao cortar o imposto sobre as fortunas no país em sua reforma fiscal e reduzir as ajudas financeiras para a habitação.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link