Lula parabeniza presidente da Colômbia por acordo de cessar fogo com o ELN
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou neste sábado (10) o governo e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pelo acordo de cessar-fogo de seis meses com o Exército de Libertação Nacional (ELN).
“Parabenizo a Colômbia, em particular o presidente Gustavo Petro, pelo acordo de cessar fogo com o ELN. Um passo fundamental na construção da paz para os povos latino-americanos e uma reafirmação da vocação de paz da América do Sul”, escreveu Lula em seu perfil no Twitter.
Parabenizo a Colômbia, em particular o Presidente @petrogustavo, pelo acordo de cessar fogo com o ELN. Um passo fundamental na construção da paz para os povos latino-americanos e uma reafirmação da vocação de paz da América do Sul.
— Lula (@LulaOficial) June 10, 2023
O governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional assinaram na sexta-feira (9) um acordo de cessar-fogo nacional e temporário de seis meses. Fundado em 1964, o ELN tinha 5.850 combatentes em 2022, conforme autoridades colombianas. Essa é a guerrilha em atividade mais antiga da América Latina.
“Aqui nasce um novo mundo, aqui acaba uma fase de insurgência armada na América Latina com seus mitos e realidades”, disse o presidente colombiano, Gustavo Petro, durante a assinatura do acordo, na presença do líder máximo do ELN, Antonio García, contra quem havia uma ordem de prisão até esta semana.
A assinatura ocorreu no encerramento do terceiro ciclo da Mesa de Diálogos de Paz, iniciado em 2 de maio, em Havana, e também contou com a presença do presidente cubano Miguel Díaz-Canel.
O texto, assinado pelos chefes das negociações do governo colombiano, Otty Patiño, e do ELN, Pablo Beltrán, defende o “cumprimento imediato aos acordos de Cuba”, que preveem “o cessar-fogo bilateral nacional e temporário”, disse o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, ao ler o documento.