Apoie o DCM

Lula pede que Angela Merkel apoie quebra de patentes de vacinas

Do Deutsche Welle:

Lula é vacinado contra covid-19. Foto: Reprodução

Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, Lula propôs a quebra das patentes das vacinas contra covid-19 para permitir um maior acesso global ao imunizante. “Isso é um bem de toda a humanidade, e nenhuma empresa pode se enriquecer com isso. Não devemos permitir que interesses comerciais desse ou daquele fabricante estejam sobre os interesses da humanidade”, sublinhou, fazendo um apelo para que a chanceler federal alemã, Angela Merkel, pressione pela realização de um encontro internacional dos líderes mundiais para discutir a questão.

“Tal encontro só pode ocorrer no âmbito do G7 ou do G20. Poderia também ser convocada uma reunião extraordinária virtual da Assembleia Geral das Nações Unidas. Alguém teria que ter essa iniciativa”, disse, lembrando que há falta de vacina mesmo em países desenvolvidos, como Alemanha e França. “Nenhum país é capaz de resolver o problema sozinho. Mesmo na Alemanha e na França faltam vacinas. Isso é inacreditável!”

O ex-presidente confirmou que escreveu uma carta ao presidente chinês, Xi Jinping e disse que se encontrou com representantes do  Fundo de Investimento Direto Russo, responsável pela distribuição da vacina Sputnik V.

“Bolsonaro e seus seguidores espalharam pela internet que as pessoas receberiam um implante de um chip junto com a vacina chinesa e que a da BioNtech[empresa alemã que desenvolveu uma vacina em parceria com a Pfizer] poderia transformar as pessoas em jacarés. E temos que conviver com essas mentiras! Pedi a Putin e Jinping que ignorem as ofensas de Bolsonaro e de seu ministro das Relações Exteriores na hora em que o Brasil solicitar vacinas.”

(…)