Apoie o DCM

Lula receberá o Prêmio Coragem Política na França

Veja o Lula
Ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pela revista Politique Internationale, da França, para receber o Prêmio Coragem Política 2021.

LEIA MAIS:

1 – Arte, artistas, sofrimento. Por Paulo Nogueira Batista Jr.

2 – A brasileira que os jornais esconderam. Por Moisés Mendes

3 – Ministro de Bolsonaro aposta em derrota em 2022

Novo prêmio de Lula

Segundo a publicação, o ex-presidente foi escolhido por seu trabalho como presidente do Brasil entre 2003 e 2011. A revista diz que as gestões dele são “uma obra marcada pelo desejo de promover a igualdade racial e social em seu país”, ressaltando que, na sua gestão, 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza.

No anúncio da decisão, a Politique Internationale também afirma que ele “volta a encarnar a esperança aos olhos de uma grande maioria dos seus compatriotas, decepcionados com a gestão de Bolsonaro”.

Além dos resultados alcançados como presidente, também a postura do ex-presidente diante da perseguição de que foi alvo é motivo para que ele receba o prêmio. A revista destaca “a tenacidade exemplar que demonstrou perante as perseguições políticas e judiciais de que foi alvo — esforços recompensados com a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as suas condenações”.

Ele receberá o Prêmio em Paris no dia 17 de novembro na presença de inúmeras personalidades. A visita à capital francesa é parte de uma viagem em que o ex-presidente participará de diversas agendas com líderes políticos e sociais europeus. Nestes eventos, Lula deverá lembrar o papel que o Brasil já desempenhou no cenário internacional e como é possível recuperar a imagem do país.

O Prêmio Coragem Política é distribuído pela revista desde 1981, sempre que reconhecem em alguma personalidade as qualidades necessárias a uma liderança. A premiação já foi concedida ao papa João Paulo II; aos prêmio Nobel da Paz Anouar el Sadate, ex-presidente do Egito, e Frederik De Klerk, ex-presidente da África do Sul.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.