Apoie o DCM

Lula quer mulher para chefiar o Itamaraty e já tem uma favorita

Foto: Reprodução

Caso seja eleito na disputa para o Palácio do Planalto nas eleições deste ano, o ex-presidente e pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja nomear uma mulher para a chefia do Itamaraty e já tem em mente o nome da embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Segundo informações do site Broadcast, a indicação de uma mulher para o Itamaraty contemplaria o movimento feminino na diplomacia, uma vez que o Brasil nunca teve uma chanceler.

O ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa Celso Amorim tem confiança em Viotti. “Certamente, temos mulheres diplomatas muito competentes, que poderiam ser excelentes ministras”, disse Amorim. “A embaixadora Viotti é uma das mais qualificadas”, completou.

Além disso, ela tem laços com o multilateralismo, algo que Lula pretende valorizar. O Conselho de Segurança da ONU já foi presidido por Viotti e também, até dezembro, era chefe de gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em Nova York.

Enquanto esteve no Itamaraty, a embaixadora lidou com temas sociais, direitos humanos, meio ambiente e assuntos indígenas. Entre os anos de 2013 e 2016, durante os governos Lula e Dilma, Viotti também chefiou a embaixada em Berlim.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link