Apoie o DCM

Lula quer tirar Petrobras de plano de privatização e criar estatal de energia

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Ricardo Stuckert

Lula quer tirar a Petrobras do programa de privatizações e criar uma empresa de energia. A ideia do ex-presidente é interromper a venda de refinarias da estatal, que está em curso, e promover a fusão dela com a Eletrobras. Também está nos planos do petista ter maior participação na Vibra, antiga BR Distribuidora. A informação é da Folha de S.Paulo.

A Petrobras foi incluída no PPI (Programa de Parceria de Investimentos) por Adolfo Sachsida, ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro. A Eletrobras foi incluída no programa em 2018, na gestão de Michel Temer, e recentemente teve sua desestatização efetivada.

Para a equipe do ex-presidente, há erros na estratégia privatista de Bolsonaro no setor. Segundo aliados do petista, o disparo no preço da energia e o valor do barril de petróleo encareceram toda a cadeia de combustíveis no país.

Assessores de Lula acreditam que os acordos entre a Petrobras e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) foram um erro. Avaliam que a venda de refinarias e gasodutos é uma forma de livrar a estatal de uma eventual punição pelo órgão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link