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Lula quer usar IA para monitorar popularidade nas redes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está investindo em inteligência artificial para monitorar sua popularidade nas redes sociais. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo vai assinar um contrato de R$ 197,7 milhões para serviços de comunicação digital, com o objetivo de acompanhar o que está sendo dito sobre a gestão do PT nas redes. As quatro empresas vencedoras da licitação serão anunciadas nesta quarta-feira (24).

A licitação, que é a maior da história da Esplanada no setor de comunicação, não busca o menor preço, mas sim a melhor proposta técnica. Cada uma das agências ou consórcios que participaram do processo precisou apresentar uma campanha para combater desinformação e fake news. O contrato inclui 14 serviços divididos em 77 produtos, sendo que a parte mais cara, cerca de 36% do valor total, é destinada ao uso da inteligência artificial para análise de emoções e sentimentos dos brasileiros nas redes sociais.

A Secom pretende coletar e analisar até 20 milhões de menções a tópicos relacionados ao governo em diversos idiomas, como português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim. Essas informações serão usadas para criar “dashboards” e relatórios que ajudarão a Secom a medir a eficácia das campanhas do governo. De acordo com o ministro da Secom, Paulo Pimenta, a licitação é um passo importante para aprimorar a presença do governo nas redes. “A partir do mês de maio, no máximo, o governo vai ter uma ferramenta nova que vai permitir essa agilidade [na resposta às redes]”, afirmou ele.

A decisão do governo de usar inteligência artificial para monitorar sua popularidade surge em um momento em que a avaliação negativa da gestão aumentou cinco pontos percentuais, chegando a 34%, conforme uma pesquisa da Genial/Quaest.

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