Apoie o DCM

Lula reforça segurança antes de esquema da PF para proteger candidatos

Lula

A menos de cinco meses das eleições de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já começou a reforçar seu esquema de segurança, de acordo com a coluna da jornalista Malu Gaspar no jornal O Globo.

O esquema especial da Polícia Federal para proteger os candidatos ao Palácio do Planalto ainda não entrou em funcionamento, mas o petista, por ser ex-presidente, já pode dispor de uma segurança fornecida por uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O acompanhamento a Lula, até mesmo dentro de casa, foi intensificado por essa equipe, principalmente devido a alguns episódios recentes – em Campinas (SP), o carro do petista foi cercado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). quando ele ia para um almoço; no Paraná, um deputado o ameaçou de morte.

Os seguranças estão sempre a alguns passos de distância de Lula, garantindo que ele fique o menor período de tempo possível sozinho. O local para a gravação de vídeos do partido foi escolhido levando em conta os riscos para o ex-presidente e deslocamentos longos passaram a ser desaconselhados.

Em visita recente a Juiz de Fora (MG), o petista foi alertado por seguranças sobre a localização do palco, considerado baixo demais e próximo do público, o que o deixaria vulnerável. Mesmo assim, ele decidiu manter os planos.