Lula se reúne com Mauro Vieira e Celso Amorim para discutir situação no Equador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um encontro não agendado no Palácio da Alvorada, recebendo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ex-chanceler Celso Amorim nesta quarta-feira (10).
A reunião acontece em meio à crise no Equador, desencadeada por uma onda de violência após a fuga do criminoso José Adolfo Macías, conhecido como Fito, líder de uma das maiores facções do país, “Los Choneros”.
A situação no Equador se agravou com a fuga de outro líder do narcotráfico, invasões armadas a um estúdio de TV e uma universidade, levando o presidente Daniel Noboa a emitir um decreto de Conflito Armado Interno em nível nacional. O governo, em apenas 48 horas, decretou estado de exceção, houve sequestro de policiais, tumultos em presídios e ataques explosivos nas ruas, resultando em mortes e prisões relacionadas à onda de violência.
Guayaquil, onde está localizada a prisão de segurança máxima de Fito, foi particularmente afetada, com oito mortes registradas em um único dia, além de um policial ferido. Um brasileiro, Thiago Allan Freitas, de 38 anos, residente no Equador há três anos, foi sequestrado. O Itamaraty está em contato com a família de Thiago e investiga as circunstâncias do ocorrido junto às autoridades equatorianas.
O Equador é o exemplo mais dramático da experiência neoliberal de privatização dos serviços públicos. As polícias foram substituídas por segurança privada e agora as facções dominaram o país administrado por um magnata da direita local. Esse é o mesmo projeto implementado por… pic.twitter.com/ab7JxrFVhw
— Leonel Radde (@LeonelRadde) January 10, 2024
https://twitter.com/FranciscaBadar1/status/1745042160431386979
Forças Armadas do Equador começam a assumir o controle dos centros penitenciários pic.twitter.com/K80K9ibv5H
— MSP-Brasil (@mspbra) January 10, 2024
Em Cuenca, no Equador, estudantes suspeitos passam por audiência de custódia quando tentam roubar casas, desafiando o atual estado de exceção. pic.twitter.com/nc9Z9fHf4S
— MSP-Brasil (@mspbra) January 10, 2024
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link