Apoie o DCM

Lula: Se Temer quer ser presidente, tem que ir à rua disputar eleição

Do Valor:

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que se o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), quiser ser presidente da República, terá que disputar a eleição. Ao discursar em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), Lula afirmou que a democracia está em jogo e disse que o programa do PMDB irá retirar os direitos dos trabalhadores.

O ex-presidente convocou a militância petista e os movimentos sociais a irem para a rua no dia da votação do impeachment na Câmara, para mostrar apoio à presidente, e disse que quando “voltar ao governo”, no comando da Casa Civil, irá fazer o diálogo com setores sociais que Dilma Rousseff não faz.

“Não tenho nada, companheiros e companheiras, contra Michel Temer. Tenho nada. A única coisa que eu poderia falar é: companheiro Temer, se você quer ser presidente da República, disputa a eleição, meu filho, vai para a rua pedir voto para você”, afirmou Lula. “Esse negócio de pensar em encontrar um caminho para chegar lá não dá certo.”

Lula repetiu que continua o “lulinha paz e amor” e disse que os movimentos sociais irão “segurar o mandato da presidente legalmente, como diz a Constituição”. Em seguida, afirmou que quando “voltar para o governo “vai voltar a conversar com a sociedade”. “Se tem alguém que reclama que a Dilma não conversa vai se lascar, porque eu vou conversar.”

O ex-presidente defendeu mudanças na economia e disse que é preciso dar uma “consertada” na política econômica. Para Lula, não adianta querer agradar o mercado, porque quanto mais se agrada, mais “porrada” o governo leva. O petista criticou a Fiesp e o presidente da entidade, Paulo Skaf (PMDB), e colocou em xeque o uso que a entidade faz dos recursos do Sistema S.