“Lula sempre conversou com todo mundo, com moderação”, diz Tabata Amaral

Em entrevista à DW Brasil nesta sexta-feira (28), a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), disse que o governo do ex-presidente e candidato Lula (PT) “sempre foram amplos”, a deputada reeleita ainda diz que o petista “sempre conversou com todo mundo, com moderação”.
A deputada que declarou voto em Lula ainda no primeiro turno das eleições, diz que está “ansiosa para que esse Brasil volte a ter diálogo, volte a conversar”. Na mesma fala, Tabata afirma que não está “achando que vai concordar com tudo”.
A deputada acredita que caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito, o atual mandatário continuará com uma via autoritária, com interferências no poder Judiciário: “Bolsonaro já fala em aumentar o tamanho do STF, exatamente o que líderes autoritários como Chávez fizeram”, ressalta. “A gente vai ter menos mecanismos democráticos para questionar, para fiscalizar”.
Na Câmara, Tabata tem sido uma das parlamentares mais ativas na denúncia do orçamento secreto, previsto em R$ 19 bilhões em repasses de emendas parlamentares somente em 2022: “Ouso dizer que é o maior volume de corrupção já visto desde a redemocratização”, comenta.
“Bolsonaro fala que vetou o projeto, mas, logo depois de vetar, ele mandou para o Congresso um projeto que instituía o orçamento secreto. Logo, Bolsonaro, seus filhos, seus ministros, sua base, estão envolvidos até o pescoço nisso. Tenho certeza que, em algum momento, o orçamento secreto vai render muitas prisões”, assinala.
Questionada sobre sua expectativa para um novo governo Lula, a debutada diz que “espera o exato oposto” do governo atual.
“A gente teria muito espaço para debater projetos, como o que proponho para o ensino técnico profissionalizante, muito inspirado no valor que a Alemanha dá a esse sistema. Luta vai ter sempre, a educação não é prioridade no Brasil e nunca foi. Mas, de um lado, para conter retrocessos, cada vez com menos instrumentos e, do outro, a disputa que deveria ser normal, de ‘encher o saco’”, afirma Tabata.