Lula tem 63% do eleitorado em PE, enquanto Bolsonaro lidera no DF, diz Ipec

Foto: Reprodução
Divulgada nesta terça-feira (16), a pesquisa do Instituto Ipec apontou que na disputa presidencial o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera nas intenções de voto da população apta a votar.
De acordo com os dados, o petista segue em primeiro lugar, com 44%, seguido do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 32% do eleitorado desses estados para a eleição para a Presidência da República em 2022.
O instituto levantou as intenções dos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, Lula tem 63% das intenções e Bolsonaro tem 22%. Já no DF, Bolsonaro fica à frente com vantagem de 8 pontos percentuais. Ele registrou 40% ante 32% do ex-presidente.
Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul os percentuais de intenções de voto de ambos os candidatos líderes se aproximam do verificado no levantamento nacional. Em São Paulo, Lula marcou 43% e em Minas Gerais 42%. Já Bolsonaro marcou 31% e 29%, respectivamente nos estados.
As duas federações são os maiores colégios eleitorais do país e concentram 32,6% da população apta a votar. Já no Rio e no RS, Lula aparece à frente, porém dentro da margem de erro de três pontos percentuais.
Pela terceira via, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem o melhor desempenho em Brasília, com 9% dos votos. A senadora Simone Tebet (MDB) tem seu melhor desempenho em São Paulo, onde chegou a 3% das intenções de votos.