Apoie o DCM

Lula ultrapassa Bolsonaro já no primeiro turno, diz pesquisa XP/Ipespe

Bolsonaro e Lula. Foto: Reprodução/InfoMoney

De Marcos Mortari no InfoMoney.

Pouco menos de um mês após decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o tornou elegível, cresceu o nível de apoio ao líder petista entre o eleitorado.

LEIA – Ciro pede a Lula que não dispute eleição e o compara a Maduro e Evo Morales

É o que mostra nova rodada da pesquisa XP/Ipespe, realizada entre 29 e 31 de março. Segundo o levantamento, Lula agora aparece com 21% das intenções de voto no cenário espontâneo para a corrida presidencial a mais de 18 meses do pleito.

LEIA MAIS – Direitista doente, Pondé bomba no Twitter ao dizer que apoia Lula contra Bolsonaro em 2022

Vinte dias atrás, 17% dos entrevistados indicavam o nome de Lula em questionamentos sobre em quem votariam se a eleição presidencial ocorresse naquela data, quando não lhes eram apresentados nomes de candidatos.

Em comparação com janeiro, o desempenho atual de Lula corresponde a um salto de 16 pontos percentuais. Com isso, o líder petista se aproximou ainda mais do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que aparece com 24% ‒ oscilação negativa de 1 p.p. ante meados de março.

(…)

O levantamento também testou um cenário estimulado de primeiro turno ‒ quando são apresentados ao eleitor possíveis nomes de candidatos.

Neste caso, pela primeira vez desde setembro de 2019, Lula aparece numericamente à frente de Bolsonaro, com 29% das intenções de voto, contra 28%. O líder petista saltou 4 p.p. em 20 dias, ao passo que o atual mandatário oscilou positivamente 1 p.p. no período.

Dada a margem de erro de 3,2 pontos percentuais, o quadro também configura empate técnico entre os dois.

(…)