Lula vence na Hungria, terra de Viktor Orbán, aliado de Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições na Hungria neste domingo (2). O país é conhecido pela gestão do primeiro-ministro Viktor Orbán, líder da extrema-direita e aliado de Bolsonaro.
?️BOLETIM DA URNA:
?Hungria
Votos totalizados e Lula vence na terra de Orban. https://t.co/OMgTy7cqdY— Central da Política (@centralpolitcs) October 2, 2022
A vitória do petista não deixa de ser surpreendente. O Parlamento Europeu já constatou que a Hungria hoje vive uma autocracia liderada por Orbán, considerado um dos principais expoentes da ultradireita na Europa.
O órgão também critica a política do primeiro-ministro húngaro por infrações contra o Estado de direito, nepotismo, corrupção, cooptação dos meios de comunicação, neutralização da oposição e perseguição a minorias e à população LGBT+.
Bolsonaro e Orbán chegaram a se encontrar em fevereiro, na Hungria. Lá, o presidente negou que haja destruição da Amazônia, apesar dos dados oficiais apontando o aumento do desmatamento da região durante seu governo. Bolsonaro também chamou o país europeu de “pequeno grande irmão” e destacou os “valores” que ambos compartilham. Órban chegu a publicar mensagens de apoio eleitoral a Bolsonaro em suas redes sociais, mas pelo menos por lá, não surtiram efeito a ponto do brasileiro vencer.