Luminárias japonesas são retiradas de rua na Liberdade a pedido de movimento negro e indígena

Seis postes com luminárias japonesas foram substituídos por luminárias de LED na Rua dos Aflitos, no bairro da Liberdade, em São Paulo, na segunda-feira (18). A medida atendeu ao pedido da União dos Amigos da Capela dos Aflitos (Unamca), que busca o reconhecimento do beco como patrimônio dos povos negros e indígenas. Com informações da Folha de S.Paulo.
De acordo com a Unamca, as luminárias obstruíam a visualização da Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, localizada no final da rua. “Não somos contra a memória japonesa, mas as luminárias não têm a ver com o prédio histórico”, afirmou Eliz Alves, coordenadora da Unamca.
A Capela dos Aflitos é o que sobrou do Cemitério dos Aflitos, primeira necrópole pública da cidade, inaugurada em 1774. O cemitério era destinado ao sepultamento de indigentes, escravizados e indígenas, e foi desativado em 1858, quando o Cemitério da Consolação foi inaugurado.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo disse que a substituição das luminárias japonesas respeita a diversidade cultural e histórica da cidade. “As lanternas, que remetem à imigração japonesa, foram consideradas inadequadas para o local, uma vez que o Beco dos Aflitos abriga a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, um marco histórico da época da escravidão no Brasil”, afirmou.