Apoie o DCM

Lunistício: primeira ‘paralisação lunar’ em 20 anos acontece neste fim de semana

Lua – Foto: Reprodução

Os entusiastas da astronomia têm um motivo especial para observar o céu neste fim de semana: a primeira “grande paralisação lunar” em 20 anos, conhecida como lunistício. Este fenômeno, que ocorre quando a Lua atinge suas posições mais extremas ao norte e ao sul no horizonte, é parte de um ciclo de 18,6 anos. A Lua nasce e se põe em pontos específicos no horizonte, atingindo suas posições mais altas e mais baixas no céu.

O lunistício coincide com o solstício de inverno no Hemisfério Sul e o solstício de verão no Hemisfério Norte, tornando este evento ainda mais significativo. No dia 21, a Lua nascerá no ponto mais a nordeste e se porá no ponto mais a noroeste, prolongando sua permanência no céu. O fenômeno será especialmente visível no Hemisfério Norte, e um dos locais ideais para observá-lo é Stonehenge, na Inglaterra.

Vale ressaltar que o ângulo de observação da Lua varia conforme a latitude, e a paralisação lunar não se limita a uma única noite, podendo ser observada em dias subsequentes até o próximo ano.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link