Apoie o DCM

Maceió: após catástrofe, Senado autoriza empréstimo de US$ 40 milhões

Crateras causadas pelo afundamento já fazem parte das ruas de Maceió. Foto: reprodução

Nesta terça-feira (05), o Senado aprovou um empréstimo de 40 milhões de dólares do Fonplata para o município de Maceió, com a garantia da União. A capital alagoana receberá 432.441,34 dólares ainda este ano, seguidos por desembolsos de 12,1 milhões de dólares em 2024, 13,2 milhões de dólares em 2025 e 2026, e 1,1 milhão de dólares em 2027.

O relator da proposta, Rodrigo Cunha, aliado de Arthur Lira e do prefeito João Henrique Caldas, ressaltou a importância desse suporte diante dos desafios provocados pela exploração indiscriminada do mineral sal-gema pela empresa Braskem, causando danos significativos à cidade.

O senador Cunha está envolvido em uma disputa pública com Renan Calheiros sobre a CPI da Braskem, opondo-se à leitura do requerimento da comissão de inquérito devido às preocupações sobre a possível confusão de papéis de investigador e investigado para o cacique emedebista.

Os recursos do empréstimo do Fonplata, provenientes de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, serão destinados, conforme o relator, para melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Maceió, estabelecer um sistema mais efetivo de prevenção a desastres e aprimorar a infraestrutura urbana.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link