Maconha e LSD: entenda as novas proibições da Anvisa sobre cosméticos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação e promoção dos cosméticos da marca Hemp Vegan. A medida foi tomada devido ao uso da palavra “hemp” nos rótulos dos produtos, o que, segundo a agência, pode sugerir que os itens contêm substâncias derivadas de maconha, gerando confusão entre os consumidores.
Entre os produtos afetados estão o Califórnia Drop Sérum Facial, o PsiloGlow Lip Balm, a Magic LSD Máscara Capilar e o Alucina Creme Hidratante Facial. Em resposta, a Hemp Vegan defendeu o uso do nome da marca, argumentando que ele reflete a identidade institucional da empresa e não faz referência a substâncias psicoativas em seus produtos.
A marca garantiu que seus cosméticos não contêm canabidiol (CBD), tetrahidrocanabinol (THC), LSD ou qualquer outro componente controlado ou psicoativo, e contestou a interpretação da Anvisa como sendo incorreta e sem base técnica.
A Hemp Vegan também esclareceu que termos como “hemp” e “LSD” são utilizados apenas como estratégias de marketing. A empresa explicou que o termo “LSD” no produto capilar se refere a “Liso, Solto e Desembaraçado”, e não ao composto psicoativo, e destacou que seus cosméticos são naturais, veganos e têm como objetivo proporcionar benefícios terapêuticos, como a hidratação da pele, lábios e cabelos.