Apoie o DCM

Macron diz que ligação a Putin não teve efeito algum: “Escolheu a guerra”

O presidente da França, Emmanuel Macron, em discurso nesta sexta-feira (25)
O presidente da França, Emmanuel Macron, em discurso nesta sexta-feira (25) — Foto: Reprodução/European Commission

Presidente da França, Emmanuel Macron, disse na madrugada desta sexta (26) que o presidente russo, Vladimir Putin, fez uma “uma escolha deliberada e consciente de começar uma guerra quando ainda era possível negociar a paz”.

O presidente francês fez referência a uma conversa que teve com Putin, por telefone, pedindo a interrupção dos combates com a guerra em curso.

“Tive uma conversa franca, direta e muito rápida com o presidente Putin, a pedido do presidente [ucraniano] Zelensky, para primeiro pedir-lhe que parasse o combate o mais rápido possível e, especialmente, que se propusesse a a discutir com o presidente Zelensky. Foi este o meu pedido, ao qual ele não atendeu”, disse.

Presidente pediu para Putin a interrupção imediata das operações militares na Ucrânia, informou o governo da França em comunicado sobre a ligação entre os dois na quinta.

Segundo o governo francês, a ligação do presidente foi feita após uma conversa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e antes de uma reunião com outros líderes da União Europeia. Presidente da França disse para Putin que ele estava sujeito a “enormes sanções”.

LEIA MAIS:

1; Trump culpa Biden por ataque de Putin à Ucrânia: “Estupidez”
2; Putin faz operação militar na Ucrânia; explosões são ouvidas em Kiev
3; A estratégia de Putin e a agonia do poder imperial e unipolar dos EUA. Por Jeferson Miola

O que mais disse Macron?

“Essa conversa não teve efeito. Vocês podem ver, uma vez que o presidente russo escolheu a guerra, mas penso que é minha responsabilidade, em primeiro lugar, tomar tais iniciativas.

Quando são solicitadas pela Ucrânia e, depois, condenando, sancionando, continuando a agir, mas mantendo um caminho aberto para que, no dia em que as condições sejam cumpridas, possamos obter um cessar-fogo para os ucranianos e para os ucranianos”, afirmou o presidente da França.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link