Macron ou Le Pen? Rejeição deve definir eleições na França

O presidente francês, Emmanuel Macron, se mantém favorito no segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (24). Porém, a disputa contra Marine Le Pen, líder da direita radical, pode ser definida pela rejeição.
Macron vem ampliando sua vantagem, mas ela permanece bem menor do que na eleição de 2017 que garantiu sua vitória sem dificuldades. Se for eleito, como indicam as pesquisas, o centrista deverá se beneficiar mais do sentimento de rejeição de parte do eleitorado em relação à rival, diz a BBC.
Segundo pesquisa Ipsos, 39% dos eleitores que pretendem votar em Macron no domingo têm como motivação impedir que Le Pen seja eleita, enquanto 25% afirmam que as ideias do centrista são mais próximas das suas e 36% dizem confiar nele.
No caso de Le Pen, 42% afirmam aderir às ideias da candidata da direita radical e 38% têm o objetivo de evitar que Macron seja reeleito. Os 20% restantes dizem confiar na candidata do Reunião Nacional.
A mesma pesquisa indica 56% para Macron e 44% para Le Pen no segundo turno. Em 2017, Macron venceu Le Pen com 32 pontos percentuais de diferença.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link