Apoie o DCM

Madonna usou playback? Entenda

Madonna usa balaclava em ensaio antes do show. (Foto: Reprodução)

O aguardado show de Madonna em Copacabana, no Rio de Janeiro, marcou o encerramento da “The Celebration Tour”, celebrando os 40 anos de carreira da Rainha do Pop. Um dos pontos de discussão foi o uso de playback, uma prática que ela adotou para esta turnê. Sem uma banda aparente no palco, Madonna recorreu a faixas pré-gravadas para complementar sua performance ao vivo.

Stuart Price, produtor da turnê e do álbum “Confessions on a Dance Floor” (2005), explicou que a opção pelo playback permite a Madonna revisitar suas gravações antigas e originais, criando mash-ups e até incorporando trechos inéditos. “Madonna decidiu que queria apresentar o show de uma forma diferente. E ela queria fazer isso de maneiras dignas de nota”, disse Price à Billboard, esclarecendo a escolha pelo fundo musical pré-gravado.

O uso de playback oferece uma maior precisão ao roteiro das apresentações, especialmente considerando que o show em Copacabana teve transmissão ao vivo na TV e no streaming. No entanto, Madonna também cantou ao vivo em várias partes do show, como foi visto durante as passagens de som, quando ela performou “Nothing Really Matters”, “Burning Up” e “Express Yourself”. Para manter a qualidade do som em locais amplos e abertos, foram usados amplificadores e efeitos sonoros adicionais.

O show da artista ocorreu no sábado (4). A estimativa é a de que o espetáculo tenha atraído cerca de 1,6 milhão de pessoas. O número foi divulgado pela Riotur nas primeiras horas do domingo (5), e apontava que por volta das 20h, mais de um milhão de pessoas já estavam acomodadas nas areias.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link