Apoie o DCM

Mãe de Pedro Bial morre um dia após completar 101 anos

Susanne, que morreu aos 101 anos, e Pedro Bial. Foto: reprodução

Susanne Bial, psicanalista e mãe do jornalista Pedro Bial, morreu na manhã desta sexta-feira (4), um dia após completar 101 anos. A notícia foi confirmada pelo filho em uma publicação no Instagram, em que ele descreveu sua vida como “vividíssima, de muita luta, muita alegria, muito prazer, encontro e escuta”.

Nascida em Berlim, Alemanha, em 3 de julho de 1924, Susanne veio para o Brasil aos 13 anos como refugiada. Em 2022, ela participou do “Encontro” e revelou que, apesar do horário, não perdia o programa do filho. “Mesmo se não fosse minha mãe, eu ia cair de admiração pela história dela, pela força, pela garra”, disse Pedro Bial em entrevista a Ana Maria Braga em 2012.

Sua trajetória foi retratada no curta-metragem “Oma”, disponível no Globoplay, produzido por seu neto José Bial. No documentário, ela relembra desde a infância humilde e a fuga do Holocausto até a viuvez precoce e a paixão pela música. Susanne também compartilhou com o neto detalhes de como superou adversidades para criar os filhos com saúde.