Apoie o DCM

Mãe é considerada “inapta” e perde guarda de bebê uma hora após o parto

A jovem mãe de origem groenlandesa Ivana Nikoline Brønlund, de 18 anos. Foto: Reprodução

Uma jovem de 18 anos da Groenlândia perdeu a guarda da filha recém-nascida apenas uma hora após o parto em Hvidovre, na Dinamarca. Ivana Nikoline Brønlund, ex-jogadora da seleção de handebol do país, foi considerada “inapta” em testes de competência parental.

O caso gerou protestos internacionais e críticas ao governo dinamarquês. Desde o dia 11 de agosto, quando a bebê nasceu, Ivana só conseguiu vê-la uma vez, por uma hora. A decisão da prefeitura de Høje-Taastrup, responsável pela região, permanece em vigor, permitindo apenas visitas supervisionadas.

Segundo o jornal The Guardian, a separação foi baseada em um teste usado para avaliar a capacidade dos pais. A Dinamarca aprovou em maio de 2025 uma lei que proíbe esse exame para cidadãos de origem groenlandesa, após acusações de racismo e falta de respeito às tradições inuítes.

Mesmo assim, o município alegou que Ivana “não era groenlandesa o suficiente” para ser protegida pela legislação, ainda que tenha nascido em Nuuk e seja filha de pais da ilha. A jovem afirmou que viveu toda a gestação com medo de perder a filha e o julgamento do recurso para tentar reverter a decisão está previsto para 16 de setembro.