Magnata recebe sentença de morte por golpe bilionário no Vietnã

A magnata do ramo imobiliário Truong My Lan, de 67 anos, recebe sentença de morte no Vietnã por envolvimento em grande caso de fraude, um marco na cruzada anticorrupção do Partido Comunista.
Presidindo a Van Thinh Phat, uma das maiores empresas imobiliárias do Vietnã, Lan é condenada por desviar US$12 bilhões do Saigon Commercial Bank (SCB) ao longo de uma década, em um esquema que prejudicou o banco em US$27 bilhões.
Apesar de ser ré primária e ter prestado serviços comunitários, a empresária é sentenciada à morte pelo tribunal, destacando a gravidade do caso. A investigação revela que Lan teria controlado indiretamente 90% do SCB, aprovando empréstimos para empresas fantasmas e subornando funcionários públicos para encobrir o esquema.
Além de Lan, 85 pessoas enfrentam acusações que vão de suborno a violações das leis bancárias, incluindo ex-presidentes do Banco Central e executivos do banco. O caso se insere na ofensiva anticorrupção que abalou o Vietnã nos últimos anos, levando à queda de dois presidentes.
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
