Maior iceberg do mundo se solta após décadas e se dirige ao Norte

O A23a, maior e mais antigo iceberg do mundo, está em movimento e se descolando para o norte, segundo o instituto de pesquisa polar BAS (British Antartic Survey). A massa de gelo, que fica na Antártida, ficou encalhada por décadas e vinha girando em torno de um mesmo ponto recentemente.
Os pesquisadores apontam que o A23a deixou sua posição ao norte das ilhas Orkney do Sul e está à deriva no oceano Antártico. O bloco de gelo pesa quase 1 trilhão de toneladas e tem mais que o triplo do tamanho da área urbana de São Paulo.
O iceberg se desprendeu da plataforma de gelo Filchner-Ronne em 1986 e ficou aterrado no fundo do mar por mais de 30 anos. O movimento para o norte se iniciou em 2020 e a massa ficou presa numa coluna de Taylor, um fenômeno oceanográfico que gera uma espécie de cilindro de água em rotação sobre montanhas submersas, nos últimos meses.
A dinâmica atrasou sua deriva para o norte e a previsão é que o A23a continue se movendo no oceano Antártico e siga até águas mais quentes, onde irá se fragmentar, formar icebergs menores e posteriormente derreter.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line