Apoie o DCM

Maioria dos deputados do MDB defende apoio à candidatura de Henrique Meirelles

Da Coluna do Estadão.

Após dois anos de mandato, o presidente Michel Temer pretende deixar uma lição para qualquer que seja o seu sucessor: “Não adianta ter má vontade com o Congresso. As pessoas acham que o presidente faz o que quer, mas ele depende do Legislativo e do Judiciário”. Na sua opinião, a experiência de ex-presidente da Câmara foi fundamental para que ele permanecesse no cargo até agora. “Eu trouxe o Congresso para o governo comigo. O meu governo é semipresidencialista.” E completou: “Senão, hoje eu não estaria sentado aqui nessa cadeira”.

(…)

Os dois anos do governo foram completados no dia 12 de maio, mas a festa será hoje seguida de uma reunião ministerial ampliada. O mote será “O Brasil voltou”. Líderes da base aliada no Congresso foram convidados.

(…)

Depois de o presidente Temer dizer ao jornalista Gerson Camarotti que Alckmin está correndo atrás dele de forma insistente, interlocutores do tucano avisaram ao Palácio que qualquer discussão sobre campanha será com o presidente do partido, Romero Jucá, e não com Temer, que passa a ser ignorado.

(…)

A maioria dos deputados federais do MDB já defende apoio à candidatura de Henrique Meirelles. A avaliação é que, se ele não ajuda, também não atrapalha. O ex-ministro tem 1% das intenções de votos, mas não conta com o mesmo índice de rejeição de Temer.

(…)

O líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), confirma a disposição da bancada. “Em não sendo Michel (Temer) candidato, hoje existe simpatia majoritária da bancada pela candidatura própria do Meirelles”, diz. Na quarta, o presidenciável buscará o apoio da bancada do Senado.

(…)

Henrique Meirelles. Foto: Agência Brasil/Reprodução da Exame