Apoie o DCM

Maioria dos eleitores de Ciro declara-se de direita, aponta Ipespe

Ciro Gomes no Roda Viva. Reprodução Twitter

Uma das perguntas no questionário da pesquisa Ipespe, divulgada neste sábado (10), questionava aos eleitores de cada candidato qual era a sua identificação ideológica. As respostas possíveis eram esquerda/centro esquerda, centro, centro-direita/direita e não sabe/não respondeu.

O dado mais relevante obtido por essa pergunta está ligado aos eleitores de Ciro Gomes. Diferentemente do que imagina o senso comum, a maioria dos eleitores do pedetista (38%) se identifica com valores de centro-direita e direita. Outros 20% dos ciristas se dizem de esquerda e 14% se dizem de centro. 28% não responderam.

Tabela com identificação ideológica dos eleitores da pesquisa Ipespe

“Aconteceu: 40% dos eleitores ciristas se identificam com valores de direita”, disse em seu Twitter o cientista político Dawisson Lopes, da Universidade Federal de Minas Gerais. Ao comentar os resultados do Datafolha publicado nesta sexta (09), Lopes disse que “Bolsonaro devia sua leve subida a votos captados do eleitor cirista”.

Entre os eleitores de Lula, 59% se dizem de esquerda ou centro-esquerda. Outros 36% não sabem ou não responderam. Outros 4% se dizem de centro e, por fim, outros 2% dizem votar no candidato petista a despeito de acreditarem em valores de direita ou de centro-direita, segundo o levantamento do Ipespe.